domingo, 1 de julho de 2012

O QUE É A HOMEOPATIA E UM BREVE HISTÓRICO...

A homeopatia é uma ciência médica que enxerga o indivíduo como um todo, um ser completo, e não apenas suas partes. Por isso promove seu tratamento geral, e não o tratamento apenas do seu pâncreas, do seu ouvido, ou da sua mente, etc., mas de todo o ser. A homeopatia fortalece o organismo, melhorando a imunidade, favorecendo a cura.

Os princípios da homeopatia se fundam numa idéia muito antiga, formulada por Hipócrates, no século IV a.C.. Profundo observador da natureza, o médico grego concluiu que existem duas maneiras possíveis de obter a cura: pelos contrários (Contraria contrariis curentur) e pelos semelhantes (Similia similibus curentur). O caminho dos contrários foi seguido, séculos mais tarde, por Galeno, e norteia a alopatia, ou a chamada "medicina oficial".

O pai da medicina homeopática foi Christian Friedrich Samuel Hahnemann, quem postulou os princípios da homeopatia. Médico diplomado em 1779, após estudar em Leipzig, Viena e Erlangen, sentiu-se impotente no exercício de sua profissão, visto que em algumas ocasiões não conseguia "curar" os doentes que o procuravam. Hahnemann abandonou a profissão para se dedicar à tradução de livros científicos. Acreditando que o organismo tem capacidade de realizar a própria cura, passou a pesquisar um método que fosse mais seguro, suave e eficaz para o tratamento das doenças.

Só depois de uma análise criteriosa dos sintomas e das peculiaridades do paciente é que o veterinário homeopata poderá, portanto, descobrir qual o medicamento mais adequado a cada caso. À medida que mudam os sintomas, o paciente deve ser novamente avaliado. O ideal, que todos os homeopatas procuram encontrar, é um remédio que seja totalmente semelhante ao paciente. Isso, porém, não é tão fácil conseguir.

O homeopata parte do princípio de que a reação orgânica varia conforme o indivíduo, e cria um sistema de tratamento voltado especificamente para o doente. Isso porque na homeopatia não existem enfermidades, mas sim enfermos. Procurando remover a causa energética das doenças, a homeopatia promove a rearmonização do organismo e a cura real.



A CONSULTA VETERINÁRIA HOMEOPÁTICA

É detalhada e bastante investigativa, então os proprietários dos nossos amigos animais precisam ter em mente que precisam dispor de mais tempo para a consulta. Normalmente se gasta de 1h e 30 minutos a 2 horas uma primeira consulta. As próximas consultas podem exigir o mesmo tempo, mas normalmente são mais rápidas. A consulta é realizada no consultório ou a domicílio com agendamento prévio.



O TRATAMENTO HOMEOPÁTICO

Ao administrarmos remédios que estimulam o poder de cura, próprio do organismo e a sua reação, ao invés de suprimi-la, ajudamos o paciente a recuperar a saúde. A cura pelos semelhantes (Similia similibus curentur) vem de maneira suave e é duradoura.

Remédio homeopático não é “receita de bolo”, ou seja, não é igual pra todo mundo. Não dá para dizer: “Tem essa doença dá isso, tem aquela outra dá aquilo”. Utilizamos o remédio único, individualizado, que cobre todos os sintomas físicos e mentais específicos daquele paciente. O que quer dizer que dois pacientes com a mesma doença, nem sempre têm que tomar o mesmo remédio.
ALGUNS DOS PROBLEMAS VETERINÁRIOS MAIS FREQUENTES TRATADOS COM O USO DA HOMEOPATIA:

AGRESSIVIDADE
ESTRESSE
COMPORTAMENTO DESTRUTIVO DE OBJETOS
AUTO MUTILAÇÃO
ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
COPROFAGIA (INGESTÃO DE FEZES)
DEFECAR OU URINAR EM LOCAL IMPRÓPRIO
MEDOS E FOBIAS
URINAR POR SUBMISSÃO
EPILEPSIA/CONVULSÃO
DERMATITE ATÓPICA, SENSIBILIDADE ALIMENTAR
PROBLEMAS DE PELE RECORRENTES
TRANSTORNOS RENAIS, HEPÁTICOS, CARDIORESPIRATÓRIOS
DOENÇAS INFECCIOSAS (FIV/FELV, CINOMOSE, ETC.)
MELHOR QUALIDADE DE VIDA
ENTRE OUTRAS

E é por tudo isto, que o ato de prescrever medicamentos homeopáticos é tão complexo, quase uma arte. Arte esta difícil, pois requer muita observação e estudo, mas que ao mesmo tempo é apaixonante.


Animais saudáveis, animais felizes!!!
Abraço a todos,

Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário